FacebookRSS feed

Agrotec

Produção mundial de trigo em 2017/2018 pode reduzir 2%

O Conselho Internacional de Cereais apresentou perspetivas favoráveis para a produção de trigo no hemisfério norte na campanha 2017/2018, apesar da preocupação em relação à seca e o frio que afeta certas zonas da União Europeia e dos estados Unidos da América.

Na sua informação de janeiro de 2017, o Conselho Internacional de Cereais (CIC) prevê uma produção total de 735 milhões de toneladas, o que supõe menos 2%que a campanha anterior, de 749 milhões de toneladas.

A superfície cultivada mantém-se praticamente igual à campanha passada.

Os Estados Unidos da América (EUA) reduziram significativamente as suas sementeiras, descida que foi compensada pela Índia, que superou todas as expetativas.

As previsões apontam para uma redução dos rendimentos, aproximando-se à média.

Com uma previsão de oferta e procura de trigo bastante equilibrada, o CIC estima que as existências do final da campanha apenas tenham uma pequena descida.

Em relação à campanha 2016/2017, a produção total de cereais, de trigo e cereais secundários, ultrapassa 2.094 milhões de toneladas, segundo as ultimas estimativas do CIC, o que supõe cerca de mais 4,4% frente à campanha anterior e o valor maior nunca registado antes.

Este crescimento regista-se sobretudo na produção de milho, que atingiu um resultado recorde de 1.045 milhões de toneladas, conduzindo a existências de final de campanha de 507 milhões de toneladas, acima das 475 milhões de toneladas da campanha passada.

Fonte: Agrodigital