FacebookRSS feed

Agrotec

Produção de vinho aumenta 14% face a 2020/2021

Os dados das declarações de colheita e produção situam a produção em 7,3 milhões de hectolitros, representando um acréscimo de 14% face à campanha 2020/2021. Os valores apurados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) confirmam a tendência de aumento de produção, relativamente à campanha passada.

Os dados recolhidos através das Declarações de Colheita e Produção atestam um aumento para um volume na ordem dos 7,3 milhões de hectolitros (hl), representando um acréscimo de 14% face à campanha 2020/2021, que comparando com a média das cinco campanhas anteriores é de 15%.

Na generalidade das regiões do continente as produções verificadas foram superiores ao estimado, sendo que nas regiões do Minho, de Lisboa e do Tejo as estimativas de quebra na produção reverteram para aumentos, face à campanha passada. De entre os fatores responsáveis pela previsão de julho destacam-se a instabilidade meteorológica, a reduzida ação das pragas e doenças e o aumento de produção proveniente de novas plantações de vinha.

As produções declaradas como aptas a Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP) continuam dominantes, atingindo nesta campanha 89% da produção nacional.

Na linha do verificado nos últimos anos, existe uma predominância na produção de vinhos tintos, representando 61,4% do total produzido. 

Cosnulte a Informação de Mercado n.º 03/2021 aqui.