FacebookRSS feed

Agrotec

Plano de Contingência da praga de quarentena prioritária Rhagoletis pomonella

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) procedeu à divulgação do Plano de Contingência da praga de quarentena prioritária Rhagoletis pomonella, que visa definir as ações para prevenir a introdução desta praga no território nacional, e estabelece as medidas fitossanitárias necessárias para a sua erradicação, no caso de ser detetado um surto, impedindo-se a sua disseminação.

A Rhagoletis pomonella é uma importante praga da maçã causando a sua presença elevados prejuízos diretos, exigindo a adoção de várias e dispendiosas medidas de controlo para o seu combate, e podendo ainda inviabilizar a exportação de frutos para mercados em destinos indemnes.

O inseto Rhagoletis pomonella Walsh, pertence à ordem Diptera, à família Tephritidae e ao género Rhagoletis. Tem como sinónimos Trypeta pomonella Walsh 1867, Spilographa pomonella (Walsh) e Zonosema pomonella (Walsh). Em Portugal é vulgarmente designado por mosca da maçã.

Até à data, a praga encontra-se ausente na União Europeia.

O presente Plano de Contingência visa estabelecer medidas de proteção a aplicar contra a introdução e a propagação do inseto R. pomonella em Portugal, e garantir uma rápida e eficaz resposta, dando cumprimento à legislação em vigor na União Europeia (UE) e no País, tendo em especial atenção a categorização deste inseto como praga prioritária.

Consulte o Plano de Contingência aqui.