FacebookRSS feed

Agrotec

Meat Attraction 2023 reforça a liderança global da indústria de carne espanhola

A apresentação da 5ª edição da Meat Attraction, que decorrerá de 6 a 8 de março de 2023 no centro de exposições, decorreu dia 19 de outubro no IFEMA MADRID. Com a participação de José Miguel Herrero, Diretor Geral da Indústria Alimentícia do MAPA, Salomé Martínez, Diretora Adjunta da Indústria Alimentícia ICEX, María José Sánchez, Diretora da feira, e Miguel Huerta, Secretário Geral da ANICE -As Indústrias Nacionais de Processamento de Carne Associação de Espanha-, foram apresentadas as principais novidades para a próxima edição.

Durante seu discurso, María José Sánchez confirmou que a Meat Attraction será realizada a cada dois anos "em resposta ao seu apoio determinado às necessidades estratégicas dos setores de produção e comercialização de carnes e produtos cárneos, bem como a indústria relacionada".

Espera-se que este evento único e especializado para a indústria da carne atraia 400 expositores e 20.000 profissionais de 50 países. Além disso, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, ICEX, todos os interprofissionais da carne e outras associações, Meat Attraction projeta-se como um instrumento fundamental para a internacionalização da indústria e a ferramenta para posicionar a Espanha e suas indústrias de carnes como um dos principais polos internacionais de comercialização de produtos cárneos.

Nesta convocatória, “à medida dos diferentes perfis de empresas”, acrescenta o diretor da feira, serão realizadas ações específicas para atrair compradores nacionais em grande escala. Por um lado, a Distrimeat assumirá seu compromisso especial com as empresas distribuidoras do setor de carnes em um encontro com redes locais e regionais de todo o país. Por outro lado, existe o The Butcher's Shop, o espaço de exposição de soluções e inovações para a especialização de talhos e charcutarias. Da mesma forma, coincidirá com o Hip, o maior evento dirigido ao canal de hotelaria, restauração e catering.

Além disso, os objetivos estratégicos da Meat Attraction incluem oferecer aos participantes uma plataforma de promoção e expansão internacional. Para tal, coloca à disposição da indústria todas as suas ferramentas, desde o International Guest Programme, que atrai compradores de todo o mundo à feira por sugestão das empresas expositoras, aos já consagrados e prestigiados encontros B2Meat com grandes compradores de países prioritários, e a iniciativa Guest Importing Countries, com o Reino Unido e Coreia do Sul nesta ocasião.

Salomé Martínez, do ICEX, impulsionador do programa de compradores, confirma que “a próxima edição atrairá mais de 50 compradores, que terão de prolongar a sua estadia para conhecer as zonas produtivas de Espanha”. Uma declaração que José Miguel Herrero, Diretor Geral da MAPA Food Industry, defende particularmente, acrescentando que "a indústria de carne espanhola e Meat Attraction têm todas as qualidades superiores necessárias para se tornar uma das melhores feiras industriais do mundo e também para poder para mostrar a excelência de nossas produções."

A inovação, continua María José Sánchez, “será mais uma vez um dos pilares do Meat Attraction 2023, destacando todas as inovações do setor, os pilares de uma indústria moderna e adaptada aos novos perfis de consumidores”. Nesse sentido, a área Innovation Hub será o espaço que reunirá os melhores produtos e serviços dos expositores participantes. Da mesma forma, o Innovation Hub Awards voltará a reconhecer as propostas mais inovadoras.

Como de costume, o Meat Attraction volta a ser um centro de conhecimento para o setor com uma intensa e potente programação de conferências técnicas, no Innova Forum e no Meat Attraction Forum, com a participação de renomados profissionais do setor.

Também acolherá o Factoría Chef, um ambiente único que promove os produtores e destaca a qualidade e excelência dos produtos de carne, bem como as possibilidades de consumo que oferecem dentro do canal hoteleiro, restaurante e catering.

Por seu lado, Miguel Huerta, secretário-geral da ANICE, salientou a necessidade da realização da Atracção de Carnes neste momento tão grave para a indústria da carne. “Os custos sufocam as empresas, por isso, no atual clima econômico, é mais necessário do que nunca realizar a feira mais importante do setor de carnes, que em sua quinta edição se consolidou como seu evento mais forte”.

Acrescenta que "o enorme aumento dos custos de produção (energia, matérias-primas e outros fornecimentos) está a provocar um enorme desgaste dos operadores, ao endividamento das empresas, a par do desaparecimento das suas margens comerciais, pondo em perigo nada menos do que a sobrevivência de seus negócios." Nesse sentido, a ANICE concorda com a FIAB que este é o momento de ajudar as empresas e não o momento de atrapalhar.

Para o efeito, o secretário apelou às autoridades para que implementem políticas e medidas eficazes para corrigir a situação e reiterou que “falta-nos uma política industrial que possa apoiar as empresas e corrigir custos e políticas regulatórias”. Neste cenário, confirma, “a Atração de Carnes brilha como uma das poucas oportunidades importantes que as empresas têm ao seu alcance para fortalecer a sua atividade, encontrar novos clientes e abrir outros mercados”.

A Meat Attraction é co-organizada pela IFEMA MADRID e pelo seu parceiro estratégico para este sector, ANICE, e conta com o apoio das organizações interprofissionais da cadeia pecuária-carne, INTERPORC, PROVACUNO, INTEROVIC, INTERCUN, ASICI e AVIANZA, bem como do associações setoriais mais representativas, como ANAFRIC e AGEMCEX.