FacebookRSS feed

Agrotec

Investigador encontra solução simples para conservar fruta

Uma solução de baixo custo, a partir de fécula de mandioca e óleo de cravo-da-índia, pode ajudar a resolver um problema atual: o desperdício de alimentos.
A ideia resulta de um ano de investigação do estudante brasileiro Josemar Gonçalves de Oliveira Silva, do campus de Planaltina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (Brasil).

Para obter o resultado, a fruta a ser preservada deve ser mergulhada numa solução preparada com a fécula de mandioca e o óleo essencial de cravo-da-índia.
O custo de produção do litro ronda os 1,20€.
A preparação é bastante simples. Após a aplicação, o alimento ganha, em média, mais dez dias de vida. Para importação ou transporte dentro do país é um tempo considerável.
«Numa pesquisa, constatei que 40% das bananas colhidas são perdidas por causa de doenças, um número muito alto», diz o estudante.
Ao realizar testes, observou que não houve o desenvolvimento de doenças nos frutos revestidos. «A fórmula impede o desenvolvimento de microrganismos, principalmente os fungos», diz.

«Além disso, traz outras melhorias ao alimento, como retardar a maturação, melhorar as características externas e aumentar o tempo de vida de prateleira dos frutos, isso tudo sem alterar as características originais do produto».
O projeto, intitulado “Embalagem Biodegradável e Ativa com Função Antimicrobiana para Aplicação em Alimentos”, é considerado pelo autor um novo conceito de embalagem.
O próximo passo é verificar a patente e pesquisar alternativas de automatização do processo para aplicação em grande escala. O estudante garante, no entanto, que a fórmula está pronta para ser usada.

«O pequeno produtor, os revendedores ou até mesmo a dona de casa já podem fazer a aplicação», salienta. «Para os grandes produtores, a ideia é encontrar parceiros para uma produção a nível industrial», lembra.

Ler aqui.