FacebookRSS feed

Agrotec

Hubel Verde aposta em soluções biotecnológicas para a agricultura

A Hubel Verde inaugurou, a 26 de janeiro, as instalações requalificadas da sua filial de Alpiarça, numa cerimónia onde estiveram presentes cerca de 200 convidados, entre os quais a Diretora Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e o Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça.

João Caço, diretor executivo da Hubel Verde, posicionou a estratégia da empresa para os próximos anos, que passa pela «aposta em ferramentas biotecnológicas e de nanotecnologia para uma gestão integrada dos nutrientes necessários ao reforço do rendimento das culturas, mas com menor impacto para o ambiente».

A reintrodução de micro-organismos benéficos, como trichodermas e micorrizas, a utilização de auxiliares que ajudem a proteger as plantas sem introduzir químicos no ambiente e a proteção dos solos agrícolas são prioridades para a Hubel Verde.

A assessoria agronómica certificada, que visa a maximização da produção e redução do risco dos agricultores, é outra área onde a Hubel Verde está a reforçar a sua atuação.

Entre os serviços de apoio à decisão, prestados pelos 18 técnicos comerciais da empresa em todo o país, destacam-se as análises de seiva no campo, que informam do estado nutricional das plantas e alertam para eventuais correções, e as soluções de monitorização e controlo da rega (monitorização a várias profundidades e em contínuo da humidade do solo), entre outros serviços.

A requalificação das instalações em Alpiarça, aliada a um serviço logístico de proximidade, permite à da Hubel Verde aumentar a capacidade de resposta aos agricultores do Ribatejo, do Oeste e do Alto Alentejo.

O investimento implicou um reforço da capacidade de armazenamento de adubos líquidos, (totalizando 560 m3), a criação de um armazém autorizado para venda de fitossanitários (400 m2), um armazém de adubos sólidos e outros consumíveis (800 m2) e um armazém para complementos de nutrição vegetal (400 m2).

«Em 2017, a Hubel Verde comercializou perto de 20.000 toneladas de adubos líquidos, e cerca de 7.000 toneladas de adubos sólidos, com base numa estratégia de crescimento sustentável e com objetivos bem definidos», revelou a administradora do Grupo Hubel, Isabel Gonçalves, que apresentou também as restantes empresas do grupo.

A Hubel Positive Lightning é a mais recente empresa do grupo Hubel, ligada à agricultura digital. Entre as ferramentas criadas e comercializadas por esta nova companhia encontra-se a plataforma e App FulgurIT, que disponibiliza informação integrada online, como sejam resultados e históricos de análises realizadas, onde se incluem as análises de seiva, ou informação recebida de sensores instalados nas parcelas agrícolas, e também permite monitorizar em tempo real a fertirrega e a programação das regas.

Sobre a Hubel Verde

Estabelecida em 1995, primeiro como área de negócio e mais tarde como empresa independente, a Hubel VerdeEngenharia Agronómica S.A., tem sede em Olhão e filiais em Alpiarça e Ferreira do Alentejo.

Centra a sua atividade nos serviços de assessoria técnica agronómica e de logística, complementados pelos fornecimento de fatores de produção nas áreas da nutrição vegetal (com destaque para as marcas próprias de adubos VS e adubos BluDiamond, líquidos e sólidos), produtos especiais de nutrição, sementes e fitossanidade.

Presente em todas as fileiras agrícolas, destaca-se a longa relação que tem com as grandes culturas do Alentejo e Ribatejo, e com a fruticultura e pequenos frutos do Sul ao Norte do País.