FacebookRSS feed

Agrotec

Futura PAC necessita de orçamento adequado

O Copa-Cogeca recebeu com satisfação a declaração do comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, de que a futura Política Agrícola Comum (PAC) deve ter um orçamento adequado e que é fundamental simplificar a política.

Na sua intervenção perante os presidentes das organizações de agricultores e as cooperativas agrícolas de toda a UE, o comissário afirmou que quer dar aos agricultores os instrumentos necessários para que possam gerir os mercados agrícolas de forma responsável, com um orçamento adequado, destacando o importante papel dos agricultores como «guardiães do ambiente rural», acrescentando que «nenhuma outra pessoa o pode desempenhar».

Phil Hogan também apoiou muitas das recentes declarações do Copa-Cogeca sobre a futura Política Agrícola Comum (PAC), compartilhando a opinião das organizações no que diz respeito à crescente volatilidade dos mercados, dando maior ênfase às medidas que ajudam os agricultores a gerirem melhor os riscos e a desenvolver os mercados futuros, Também manifestou o seu apoio ao facto de que outro aspeto chave é a mudança geracional, já que se deve atrair novas entradas no setor e simplificar a instalação através da adoção de medidas mais específicas.

O presidente do Cogeca (Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia), Magnusson, apoiou estas declarações e destacou também a importância de continuar a impulsionar o desenvolvimento das cooperativas, que ajudam os agricultores a unirem-se e a comercializar os seus produtos.

Magnusson também destacou a necessidade para a PAC dispor de um orçamento adequado e continuar a procura novas oportunidades de mercado para os produtos de qualidade comunitários. A este respeito, os créditos à exportação podem contribuir para melhorar as condições dos operadores nos mercados internacionais, concluiu.

Fonte: Agrodigital