FacebookRSS feed

Agrotec

Estudo da Comissão Europeia destaca projeto Parceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade na Viticultura

O projeto Parceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade na Viticultura, com participação da ADVID, foi um dos 15 selecionados em novo estudo sobre os resultados de projetos Erasmus+ direcionados para a educação ao serviço da sustentabilidade ambiental.

Com um inventário de 120 projetos Erasmus+ classificados como “boas práticas”, a Comissão Europeia destacou e abordou 15 desses projetos, pelos métodos utilizados e resultados alcançados, com um questionário sobre os seus objetivos, atividades, outputs e desafios.  

O estudo, intitulado Recolha e análise de dados dos projetos Erasmus+. Foco na educação ao serviço da sustentabilidade ambiental, analisou os resultados destes projetos, implementados entre 2014 e 2020, a fim de identificar e divulgar abordagens de sucesso e apoiar o desenvolvimento de políticas ambientais sustentáveis na UE.  

O projeto Parceria Europeia para a Proteção da Biodiversidade na Viticultura teve como principal propósito adaptar práticas vitivinícolas para proteger, melhorar e promover a biodiversidade nas vinhas.

Com uma abordagem multidisciplinar e tendo como público-alvo os viticultores, este projeto contou com oito parceiros de quatro países - Alemanha, Espanha, Portugal e Turquia. As diferentes áreas de especialização de cada parceiro (ONG, associações de viticultores e produtores) potenciaram uma eficiente troca de conhecimentos, tendo resultado no desenvolvimento de diversos materiais de formação para uso dos viticultores.

Os resultados deste projeto incluíram uma Ficha Informativa sobre Biodiversidade para viticultores, um Guia de Biodiversidade em viticulturaVídeos Educativos, um Check de Biodiversidade e um Plano de Ação para a Biodiversidade (PAB)