FacebookRSS feed

Agrotec

Empresários portugueses visitam agricultura da Califórnia a convite da Magos Irrigation Systems

Um grupo de empresários e técnicos portugueses deslocou-se à Califórnia, nos EUA, de 6 a 13 de maio, no âmbito de uma missão empresarial agrícola organizada pela Magos Irrigation Systems, em parceria com a Consulai, a EDIA, a CCDR Alentejo e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

magos

A Missão Empresarial Califórnia 2019 contou com um programa completo e diverso, permitindo aos empresários portugueses conhecer de perto a realidade agrícola deste próspero Estado norte-americano. Incluiu visitas a grandes produtores de amêndoas, pistácios, vinha, olival e culturas hortícolas e a dois dos maiores viveiros de árvores de fruto do mundo (Agromillora e Duarte Nursery).

Entre as empresas produtoras e transformadoras de amêndoas visitadas esteve a Harris Farms, que produz e transforma 50 milhões kg de amêndoas/ano, e a Campos Brothers, outra das líderes de mercado, fundada em 1959 pelo basco António “Tony” Campos. A Califórnia é a maior região produtora de amêndoa do mundo, com uma área de amendoeiras de 443 mil hectares e a 1ª região vitivinícola dos EUA, com 242.400 hectares de vinhas.

No contato com as explorações agrícolas californianas, que trabalham a uma escala produtiva de milhares de hectares, o grupo português obteve informação sobre técnicas de condução das culturas e tecnologias de rega.

Os três maiores fabricantes de sistemas de rega do mundo parceiros da Magos Irrigation Systems - NETAFIM, NAADANJAIN e RIVULIS – receberam os empresários portugueses e mostraram como desenvolvem e fabricam tecnologia de rega de precisão, testada e aplicada nos pomares e nas vinhas da Califórnia. A Missão Empresarial Califórnia 2019, parcialmente financiada pelo projeto Alentejo Global Invest, incluiu um seminário para angariar investimento norte-americano na agricultura de regadio na zona de intervenção de Alqueva.

Neste âmbito também foi visitada a Barragem de Oreville, no Norte da Califórnia, a mais alta dos EUA (230 m), que abastece grande parte da agricultura e da população californiana.

Trata-se de um sistema de abastecimento de água para fins múltiplos, à semelhança da Barragem de Alqueva, no Alentejo. O grupo de empresários portugueses teve ainda oportunidade de visitar a Universidade UC Davis, uma instituição pública de ensino onde também é realizada investigação aplicada em prol da inovação do setor agrícola da Califórnia.

A visita terminou com uma receção no Consulado de Portugal em São Francisco. A missão empresarial integrou 31 participantes das seguintes entidades e empresas: AICEP, ADRAL, Associação de Agricultores do Baixo Alentejo, CARMIM, CCDR Alentejo, COTR, Consulai, EDIA, Futuralmond, Herdade do Sobrado, Herdade da Rabadoa, Innoliva, Instituto Politécnico de Beja, Magos Irrigation Systems, OlivoGestão, Olinorte, Olivomundo, Prorega, Symington e Sovena.

A Magos Irrigation Systems desenvolve há cerca de 3 anos um projeto de partilha de conhecimento com a produção nacional, através de visitas a regiões agrícolas líderes e a certames internacionais, levando os seus clientes a conhecer novas realidades agrícolas fora de Portugal e a contatar com tecnologia de ponta em regadio, contribuindo para enriquecer a sua visão sobre os mercados e as novas tendências agroalimentares.