FacebookRSS feed

Agrotec

Doenças animais: Comissão ajusta regras sobre a vacinação

Hoje, como parte das medidas para enfrentar a maior epidemia de gripe aviária observada na UE até agora, a Comissão está a ajustar as regras de vacinação de animais contra as doenças animais mais graves. No âmbito da gripe aviária, serão introduzidas regras específicas para a vacinação, quando utilizada como medida de controlo ou prevenção da doença. Isso permitirá movimentações seguras de animais e produtos de estabelecimentos e zonas onde a vacinação foi realizada.

Stella Kyriakides, Comissária Europeia para Saúde e Segurança Alimentar, disse: “À luz do surto mais grave da história recente na UE, a luta contra a gripe aviária está no topo das nossas prioridades. Esses surtos estão a causar enormes danos a esse setor agrícola e prejudicando o comércio. As regras hoje apresentadas permitirão uma harmonização do uso da vacinação para prevenir ou controlar a propagação da doença e estabelecer condições para permitir a circulação de animais vacinados e os seus produtos.”

Estas novas regras estão em conformidade com as normas internacionais da Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH, fundada como OIE) e têm em conta os novos conhecimentos científicos disponíveis e a experiência adquirida na aplicação das regras da União em vigor.

As novas regras são publicadas hoje em Diário da República e entram em vigor a 12 de março. Leia mais sobre a gripe aviária.

Fonte: EFSA