FacebookRSS feed

Agrotec

Conheça a produção de porco preto na Serra do Caldeirão

A “Feito no Zambujal”, empresa de produção e transformação do porco preto, de raça alentejana, nasceu em 2012 através do projeto idealizado por dois irmãos, jovens agricultores algarvios, que instalaram uma pequena unidade industrial num monte da serra do Caldeirão, no concelho de Alcoutim, preservando assim uma importante atividade tradicional, que se encontra em declínio.

Porco Bísaro

Este projeto de valorização da produção local, identificado pela Rede Rural Nacional como projeto inovador, veio recuperar e dar continuidade à genuinidade e tipicidade dos produtos da região, respeitando os ciclos da natureza dos animais e implementando uma produção 100% natural, em todo o processo produtivo.

A exploração mantém o fabrico tradicional e intervém em todas as fases da cadeia de produto, desde a produção animal, passando pela transformação, até à distribuição e comercialização. Atualmente produz e comercializa carne e enchidos de porco preto, entre os quais, paios, paiolas, chouriços, lombos curados, papadas, presuntos, torresmos, e banha.

A "Feito no Zambujal" efetua a venda dos seus produtos em loja própria e abastece a restauração e comércio local, com destaque para estabelecimentos do litoral algarvio e em Lisboa.

O objetivo deste projeto foi o de contribuir para a dinamização da economia numa das zonas mais desfavorecidas do país, que tem sido assolada pelo despovoamento e desinvestimento.

Além da participação assídua em feiras e mercados regionais, a “Feito no Zambujal” tem colaborado em diversas iniciativas de promoção do porco preto e aderiu à “Rota da Dieta Mediterrânica”, iniciativa enquadrada no Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica.

Conheça em detalhe este projeto relevante, acendendo à Base de Dados Nacional da RRN.