Como conservar bolbos no outono e inverno

Com a chegada do outono e do inverno, muitas das nossas flores bulbosas começam a morrer com as primeiras geadas, mas os seus bolbos no interior da terra ainda estão vivos, à espera do regresso da primavera.

bolbos

No entanto, muitos desses bolbos devem ser removidos da terra para que o excesso de humidade, a geada e as temperaturas baixas do outono e do inverno não os danifiquem ou apodreçam, além disso, também poderemos obter mais bolbos e plantá-los em outros locais.

Então, se tem bolbos plantados na sua horta ou jardim, é muito importante que tome as seguintes medidas para os preservar num estado ótimo. Uma vez que a planta esteja seca, os bolbos devem ser desenterrados, armazenados e protegidos especialmente em áreas com Invernos mais difíceis.

1. Aguarde que a planta seque. Devemos esperar até que a planta esteja mais ou menos seca e antes das fortes geadas. O bolbo acumula os nutrientes graças à parte aérea, por isso é importante que não os retiremos com a planta viva. Depois então escavamos com cuidado ao redor da planta com uma pá para evitar danificar a bolbo.

2. Deixe secar antes de guardar. Uma vez desenterrados, se tivermos sorte e tivermos um dia ensolarado e pouco húmido, vamos deixar secar em cima de um jornal para remover o excesso de humidade e a terra secar um pouco. Se não for possível, faremos isso dentro da casa deixando-os alguns dias. Depois de seco, será assim mais fácil limpar o excesso de terra.

3. Limpe bem os bolbos. Chega o momento de limpar bem os bolbos. Podemos ajudar com uma velha escova de dentes para remover os restos de terra, sem pressionar demais para evitar danificar os bolbos. Além disso, também aproveitaremos para escolher os que estão danificados, têm orifícios, estão macios ou com sinal de podridão. Nesta altura aproveitamos também para fazer a separação dos rebentos que apareceram, conseguindo reproduzir as nossas plantas e, assim, ter mais bolbos para plantar na primavera.

4. Armazene-os individualmente envolvendo-os em jornal. Este passo é importante para que, se armazenarmos por engano um bolbo que esteja a apodrecer, não estrague os outros. O jornal é perfeito porque também absorve a possível humidade e permite que fiquem arejados. Não use sacos de plástico.

5. Guarde todos os bolbos da mesma planta numa caixa de papelão ou de madeira. Como foram embrulhados individualmente, não teremos problemas de uns tocarem nos outros, mas se adicionarmos bolas de jornal entre eles, não será demais e ajudará a conservá-los.

6. Rotule as plantas. Embora possa parecer demais, é muito importante rotular as plantas que mantemos as sementes e os bolbos, porque, embora muitas vezes pensemos que nos vamos lembrar, se tivermos mais de uma variedade, então podemos cometer erros.

7. Conserve em local seco e fresco. O ideal é que a temperatura esteja a cerca de 10º e não desça abaixo de 0º.

8. Verifique de tempos em tempos. É importante que não os abandonemos ao seu destino durante todo o inverno. Devemos verificar de vez em quando para ver se tudo está bem e remover os possíveis bolbos danificados.

Fonte: La Huertina de Toni através de Agrozapp