FacebookRSS feed

Agrotec

Comércio Mundial de Alimentos triplicou na última década

A FAO, organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, deu conta que o comércio mundial de alimentos quase triplicou em valor na última década.

Segundo o relatório publicado pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) sobre o estado dos mercados e dos produtos agrícolas, citado pela Inforetail, o comércio internacional tem contribuído para uma equilibrada “redistribuição” dos recursos e do poder “geopolítico” ao longo do globo.
Segundo a organização, a América Latina substituiu a América do Norte enquanto região mais exportadora de alimentos e, por sua vez, a Ásia tem registado o mais rápido aumento das importações, sobretudo devido ao volume de produtos agrícolas que a China tem vindo a importar desde 2007.

No futuro, “muitas regiões” vão aumentar a sua dependência do comércio, sejam importadoras ou exportadoras. O surgimento de novas cadeias mundiais irá afetar a evolução do comércio, assim como as trocas comerciais entre empresas e a proliferação de acordos bilaterais e regionais. Quantos aos preços, a organização aponta para uma tendência de queda a longo prazo.

Ler aqui