FacebookRSS feed

Agrotec

Celebrar o azeite português

azeite

A 28 de fevereiro realizou-se o “Três Azeites, Três Regiões” um evento dedicado ao azeite português no Hotel Real Palácio com um painel de especialistas e três produtores a provar e falar de azeite para uma plateia de chefs e profissionais da hotelaria e restauração.

O evento contou com a organização de José Gomes e o patrocínio do Grupo Hotéis Real representado pelo Chef Executivo Paulo Pinto, cada produtor representou a sua região, com Júlio Alves por Trás-os-Montes, João Domingos das Beiras e Ana Carrilho pelo Alentejo, os quais se juntaram José Gouveia do Instituto Superior de Agronomia, ao Edgardo Pacheco autor e jornalista e a Pedro Cruz Gomes, autor e gastrónomo.

Foi explicado o processo de extração de azeite virgem, descritos os azeites e feita a prova dos mesmos, posteriormente foram servidos pratos com os diferentes azeites onde a plateia foi desafiada a descobrir qual azeite estava em cada prato.

Desta forma esclareceu-se que cada perfil de azeite acrescenta algo diferente a cada prato e que a utilização do azeite português não está restrita aos pratos tradicionais nem tão pouco limitado ao papel de ser uma mera gordura alimentar.

servido um cocktail, gelados, bombons, pães de azeite e azeitona, focaccia e torricado de bacalhau, tudo elaborado com azeites de qualidade superior dos produtores presentes e todos com perfis diferentes.

José Gomes, organizador do evento, declarou que «a ideia nasce numa cerimonia de prémios de gastronomia onde os premiados e o azeite eram estrangeiros apesar do evento ter sido realizado em Portugal» e acrescenta «…essa injustiça tinha de ser corrigida e o azeite português celebrado pelo produto de qualidade que é».