FacebookRSS feed

Agrotec

CATAA participa no IV Simpósio Nacional da Castanha e vence prémio

Decorreu, nos dias 7 e 8 de julho de 2022, nas instalações da UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real, um encontro que pretendeu explorar temas atuais sobre o Castanheiro e a Castanha. Esta ação resulta de uma iniciativa conjunta da Refcast - Associação Portuguesa da Castanha e da SCAP - Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal que procuram reunir investigadores, técnicos e produtores na procura de soluções que tornem a cultura do Castanheiro e a cadeia de valor da castanha, mais competitivas, sustentáveis e resilientes, num contexto de grandes mudanças associadas às transições climáticas, ecológicas e digitais.

O CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco esteve representado pelo investigador Mário Cristóvão com o trabalho Aplicação de atmosferas modificadas na conservação pós colheita da castanha (cv. Martainha), elaborado em coautoria por investigadores do CATAA, investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e investigadores da Universidade da Beira Interior.

O estudo realizado permitiu a recolha de dados importantes sobre o comportamento da castanha em conservação pós-colheita durante 60 dias. O próximo passo será a replicação do estudo para 120 dias de conservação.

O trabalho apresentado pelo investigador Mário Cristóvão foi valorizado e reconhecido no Concurso do IV Simpósio Nacional da Castanha como vencedor do Prémio para a melhor comunicação poster.

A participação do CATAA no IV Simpósio Nacional da Castanha decorreu no âmbito do projeto Cultivar, financiado pelo Centro 2020, pelo Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER. O Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR pretende responder aos desafios que as fileiras do setor Agroalimentar da Região Centro enfrentam, nomeadamente caracterizar, conservar e valorizar os recursos genéticos endógenos regionais em zonas de baixa densidade, através de uma estratégia de desenvolvimento territorial, promovendo e consolidando a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o cluster Agroalimentar.