FacebookRSS feed

Agrotec

BovINE - O projeto que irá beneficiar a criação de gado europeia

O projeto BovINE é destinado a reunir, rever e divulgar o conhecimento ligado às boas práticas na produção de carne de bovino. O objetivo principal passa por promover uma rede que conecta investigadores, técnicos, organizações de produtores e demais parceiros, no sentido de partilhar inovação e ciência que garanta a sustentabilidade do setor. 

BovINE

A primeira rede de pecuária a receber financiamento da UE realiza, dia 23 de junho, a reunião do projeto online para todos os parceiros e associados, durante o qual o site e o BovINE Knowledge Hub serão lançados. As plataformas online podem ser acessadas a partir das 9 horas do dia 23 de junho. Além disso, uma e-newsletter com notícias e informações quanto às atividades do BovINE será enviada regularmente a todos os que se inscreverem, seja através do e-mail para bovine@minervacomms.net ou do website.

O projeto BovINE, rede bovina que vincula investigadores, consultores, agricultores e todas as outras partes interessadas relevantes, em nove Estados-Membros da UE, tem como objetivo estimular a troca de conhecimentos e ideias para abordar soluções ao espectro de desafios enfrentados pelo setor.

Durante a conferência de imprensa que se realizou no dia 22 de junho, Maeve Henchion, a coordenadora do projeto da Teagasc, autoridade semi-estatal da República da Irlanda responsável por pesquisa e desenvolvimento, referiu que «a rede BovINE fornece uma oportunidade única para o setor da produção de carne bovina da Europa trabalhar em conjunto, com o objetivo de partilhar conhecimento e co-criar soluções. Todos os criadores de carne de bovino da Europa podem tirar proveito das oportunidades e canais que o projeto BovINE fornece, e não só os Estados-Membros representados pelos parceiros». Como tal, é reforçada a importância da troca de ideias para colmatar as necessidades aos diferentes níveis dos agricultores europeus.

No início da sua apresentação, a coordenadora apresentou as componentes-chave do projeto, destacando o investimento de dois milhões de euros pela Comissão Europeia, os 18 parceiros dos diferentes Estados-Membros e o objetivo de promover a sustentabilidade para a indústria bovina europeia. «O essencial será beneficiar os mais de 255 000 produtores europeus de carne bovina», apontou, realçando que não se trata propriamente de um projeto de pesquisa, mas sim de uma rede transeuropeia que pretende criar redes interativas e inovadoras.

Assim, conjugam-se os conhecimentos adquiridos ao longo de anos pela investigação científica e pela aplicação de boas práticas nas explorações de pecuária para colmatar as potenciais necessidades dos agricultores. Serão utilizadas explorações demonstrativas e só depois as técnicas serão implementadas para solucionar os problemas nas explorações dos agricultores, sendo que é assegurado o ensinamento das respetivas aos últimos. O conhecimento de todo este processo será gerado tendo enquanto base quatro temas interrelacionados, entre os quais a resiliência socioeconómica; a saúde e bem-estar animal; a eficiência da produção e qualidade da carne e a sustentabilidade ambiental.

Durante a reunião do consórcio, será importante compreender como a pandemia de Covid-19 impactou os produtores de carne bovina e assegurar que todos os parceiros estão conscientes da alteração do ambiente, bem como apresentar o projeto a mais stakeholders. Será, ainda, avaliado o progresso até então, bem como planeado o futuro do projeto, algo essencial a cada seis meses para uma iniciativa com a duração de três anos. Será, também, realizada uma reflexão sobre o atual modelo de operação, abordando se todos os atores-chave  se encontram envolvidos, como podemos desenvolver ainda mais as nossas redes nacionais e que ferramentas podemos utilizar para nos apoiarem.

A professora coordenadora Henchion acrescentou que, «embora esta reunião do projeto para todos os parceiros e associados seja realizada online devido às restrições da Covid-19, este formato suporta, com êxito, a nossa troca ativa de ideias e experiências. Este ainda reflete as soluções de criação online que os agricultores, os seus consultores e outros potenciaram nos últimos meses, enquanto realizam os seus importantes negócios de produção de carne bovina para consumidores europeus e internacionais».

Knowledge Hub do projeto BovINE

BovINE

O Knowledge Hub foi projetado para permitir que todas as partes interessadas, particularmente os agricultores que enfrentam esses desafios, possam não só ter acesso a inovações e boas práticas de uma forma imediata, mas possam também eles próprios contribuir com o seu conhecimento. O conteúdo será construído ao longo do tempo. Os grupos definidos no âmbito do projeto a trabalhar nas quatro áreas temáticas, irão igualmente identificar e partilhar, por via do Knowledge Hub, as inovações resultantes de investigação e de outras fontes, bem como boas práticas já em vigor. A plataforma terá, ainda, vário conteúdo audiovisual e será aberta a comentários, com moderação envolvida. 

O projeto BovINE nomeou um gestor para cada um dos países parceiros diretamente envolvidos no projeto, que terão a responsabilidade de envolver todos aqueles que estejam ligados à produção de carne bovina na identificação de problemas de raíz, desafios prementes ao nível da produção, e que possam de alguma forma facilitar e promover o trabalho conjunto para encontrar soluções para estes desafios. 

No final da conferência, Maeve Henchion referiu que esta rede de conhecimento não é exclusiva para os agricultores dos Estados-Membros participantes, mas para todos os produtores europeus de carne bovina. 

Parceiros portugueses

Os parceiros nacionais neste consórcio são a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e a PROMERT S.A., Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos S.A..

O Professor Humberto Rocha, da PROMERT, coordena o BovINE Regional Network Portugal. Esta rede na fileira de produção de carne bovina, envolve produtores, associações de produtores, indústrias transformadoras, investigadores, consultores, médicos-veterinários, e outros intervenientes da fileira. Este network regional pretende identificar necessidades prioritárias e constrangimentos na produção, identificação de boas práticas e troca eficiente de conhecimento.

A coordenadora do parceiro FMV no Projeto Bovine,  Professora Magda Aguiar Fontes, refere que, «enquanto parceiros deste projeto, estaremos particularmente envolvidos na co-coordenação da área temática resiliência sócio-económica, e faremos ainda parte dos grupos de trabalho específicos dos sub-temas dedicados à saúde e bem estar animal e à eficiência da produção e qualidade da carne, a reunião do projeto decorrer online, um imperativo no contexto actual dadas as restrições impostas pelo Covid-19, mostra bem o empenho de todos os parceiros e partes interessadas, no sentido de mesmo assim conseguir levar a cabo uma partilha de conhecimento e discussão de ideias e experiências, de forma a poderem contribuir para uma cadeia de valor de carne de bovino mais sustentável e de acordo com as exigências do mundo atual».

No. *

Nome da organização participante

País

Tipo de parceiro

1

Teagasc - Agriculture and Food Development Authority
Project Coordinator – Prof. Maeve Henchion maeve.henchion@teagasc.ie; 
Project Manager – Richard Lynch:
richard.lynch@teagasc.ie

Irlanda

Investigação aplicada/ extensão

2

Feirmeoiri Aontuithe na h-Eireann Iontaobiathe Teoranta LBG

Irlanda

Associação de produtores

3

Centro Ricerche Produzioni Animali - C.R.P.A. s.p.a.

Itália

Investigação

4

Unicarve - Associazione Produttori Carni Bovine

Itália

Associação de produtores

5

Institut de l'Elevage

França

Investigação e consultoria

6

Fédération Nationale Bovine

França

Associação de produtores.

7

Universidad de Zaragoza

Espanha

Investigação

8

Instituto Navarro de Tecnologias e Infraestructuras Agroalimentarias SA

Espanha

Investigação e consultoria

9

Szkola Glowna Gospodarstwa Wiejskiego

Polónia

Investigação

10

Polish Beef Association

Polónia

Associação de produtores.

11

Faculdade de Medicina Veterinária

Portugal

Investigação

12

Promert – Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos S.A.

Portugal

Associação de produtores

13

Eigen Vermogen van het Instituut voor Landbouw- en Visserijonderzoek

Bélgica

Investigação

14

Boerenbond

Bélgica

Associação de produtores

15

Friedrich Loeffler Institut - Bundesforschungsinstitut fur Tiergesundheit

Alemanha

Investigação

16

Bundesverband Rind und Schwein e.V

Alemanha

Associação de produtores.

17

Minerva HCC Ltd

UK

Comunicação/media

18

NPO Liivimaa Lihaveis

Estónia

Organização não-governamental