FacebookRSS feed

Agrotec

Banco de Terras para Pastores com novos terrenos para atribuir

Os empreendedores que se queiram dedicar à atividade pecuária ou expandir a sua atividade têm novos terrenos disponíveis no âmbito do Banco de Terras para Pastores, promovido pela Associação dos Produtores de Queijo de Castelo Branco (APQCB). No total são quatro. Dois no concelho de Fundão, um em Castelo Branco e outro em Vila Velha de Ródão.

As inscrições para as visitas de reconhecimento às explorações (previstas para 27 de dezembro), estão abertas até ao dia 23 de dezembro. Os interessados devem enviar email para: bancoterraspastoresbeirabaixa@gmail.com, com os seguintes elementos (i) nome completo, (ii) contacto telefónico, (iii) número de contribuinte (NIF), (iv) data de nascimento, (v) morada, (vi) naturalidade e (vii) indicação das explorações que pretende visitar;

Depois da visita, os interessados devem formalizar a candidatura a arrendamento entre o dia 28 de dezembro e as 16h00 do dia 29 de dezembro, através do mesmo contacto.

A sessão pública de atribuição de explorações decorrerá no dia 30 de dezembro, pelas 14h30 no CEI - Centro Empresas Inovadoras em Castelo Branco.

Recorde-se que esta iniciativa visa estimular produção de leite para fabricar Queijo da Beira Baixa DOP.

Para integrarem este Banco de Terras os empreendedores devem cumprir alguns requisitos, tais como, “exercer ou vir a exercer a atividade da pastorícia- ovinicultura e/ou caprinicultura nos terrenos alvo de arrendamento” e estar “disposto a produzir leite de ovelha de raça Merina ou outras raças de ovelhas adaptadas à região e/ou leite de cabra de raça Charnequeira ou outras raças de cabras adaptadas à região em conformidade com caderno de especificações do Queijo da Beira Baixa DOP”.   

Para mais informações os interessados devem consultar o Aviso de Abertura para Candidaturas de Atribuição de Explorações Agropecuárias (Aviso Nº2/2021) que está disponível nowebiste dos Queijos Centro de Portugal.

O Banco de Terras para Pastores é uma iniciativa inserida no “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.