FacebookRSS feed

Agrotec

APH encerra ciclo de conferências “4 décadas, 4 temas” com Gordon Seabright

A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) encerra o Ciclo de Conferências “4 Décadas, 4 Temas” com um convidado internacional no mundo da Horticultura: Gordon Seabright, diretor do Eden Project, localizado na Cornualha, Inglaterra.

O evento decorre a 30 de novembro, às 17h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O Eden Project é um marco na promoção da ligação entre as pessoas e as plantas. O projeto vai ao encontro da apetência do público pela Horticultura, que lhe é apresentada numa narrativa enraizada na História, na necessidade e na dependência das plantas e, por extensão, do mundo natural.

Segundo Tim Smit, o cofundador do projeto, «criámos o Eden porque nos apercebemos que os Jardins Botânicos e outras mostras do género são conservadoras , fechadas em si mesmas, irrelevantes para o público em geral. O Eden tinha que ser “impossível”, desafiador, algo imperdível para o mundo. Quisemos quebrar as amarras, atraindo a atenção de novos públicos para a Horticultura. Tinha de ser arrojado na forma como valoriza os seus colaboradores e contribuir para inspirar os horticultores a serem ambiciosos e irreverentes. Os jardins foram concebidos de forma a que os visitantes percebam e assimilem a mensagem de que estão dependentes do mundo natural e precisam de trabalhar com essa matéria-prima que é a natureza».

Esta conferência integra o Ciclo de Conferências “4 Décadas, 4 Temas” que assinalam o 40º aniversário da Associação Portuguesa de Horticultura, com o intuito de debater o papel da Horticultura na Sociedade.