FacebookRSS feed

Agrotec

ANICARE: o projeto europeu que defende o bem-estar animal e o do produtor

O Bem-Estar Animal (BEA) e o bem-estar do produtor estão intimamente relacionados.

bem estar

Este é um dos principais motes do projeto ANICARE, um projeto Europeu (Erasmus+: ANICARE - 2017-1-FR01-KA202-037287) de educação para o BEA.

Neste alinhamento, o BEA é visto como uma oportunidade para estabelecer novas relações com o consumidor final, com o animal e com uma forma de produção mais rentável e não como uma barreira ou imposição para os produtores.

O principal objetivo do ANICARE é promover uma metodologia de ensino do BEA que respeite simultaneamente o produtor e o animal. A principal inovação do projeto baseia-se numa pedagogia interpares que promova o desenvolvimento do pensamento crítico, partindo do pressuposto que a discussão entre produtores permite uma aprendizagem melhor do que a discussão com um especialista.

O objetivo não é convencer os produtores do mérito do BEA ou de algumas boas práticas, mas sim permitir-lhes considerar uma possível adaptação das suas práticas, nunca deixando de considerar os seus próprios contextos.

O projeto envolve parceiros da Bélgica, Finlândia, França, Espanha e de Portugal.

Para aceder a mais informações sobre o projeto aceda aqui.

A primeira newsletter do projeto acaba de ser divulgada e inclui tópicos sobre inovação em BEA, abordagens inovadoras do ensino em BEA, nova regulamentação em BEA, principais publicações e principais eventos aqui.