FacebookRSS feed

Agrotec

Agricultura biodinâmica: uma perspetiva diferente de encarar o futuro?

Por: Formtivity Consulting Unip.Lda.

agricultura

O que é a Agricultura Biodinâmica?

A agricultura biodinâmica é um modo de pro­dução agrícola, fundado pelo cientista austro-alemão Dr. Rudolf Steiner, no início do sé­culo XX. Este desenvolveu uma ciência espiri­tual - a antroposofia, tendo escrito e realizado várias palestras sobre diversos assuntos como a agricultura, medicina, educação, arquitetura.

As palavras agricultura biodinâmica, na sua raiz morfológica, são constituídas pelas palavras agro=terra, cultura=a cultura, bios=vida e dymamis=força, destacando assim uma metodologia de trabalho na terra rela­cionada com os processos vivos e as forças de mudança, como por exemplo as estações do ano e os movimentos lunares.

Neste método agrícola dá-se, portanto, importância à relação entre a terra e as forças da natureza, terrenas e cósmicas.

A exploração agrícola é encarada como um organismo, uma individualidade que possui em si tudo o que é necessário à sua sustentabilidade, ou seja, é autossustentá­vel; existe uma relação próxima entre o solo, as plantas, os animais e os ciclos da terra e do cosmos assim como das suas forças ativas, indicativo dos momentos mais favoráveis para semear, plantar e colher.

Também é considerada importante a inte­ração da exploração com o meio que a rodeia, não só na integração da mesma na paisagem circundante como na relevância da integração social entre agricultores e população.

História da Agricultura Biodinâmica

Até ao início do século XIX, a agricultura as­sentava em métodos tradicionais de fertiliza­ção do solo como a incorporação de matéria orgânica proveniente de compostagem, a prá­tica de rotações e consociações de culturas como formas de reduzir os riscos das pragas, doenças e infestantes assim como a eliminação manual destes inimigos da cultura.

Com a revolução industrial e o apareci­mento de máquinas, fertilizantes e pesticidas, a agricultura intensiva floresceu, tendo ficado conhecida como “agricultura convencional”.

Em 1924, o Dr. Rudolf Steiner ministrou uma série de oito palestras, numa conferên­cia em Koberwitz, na Polónia, denominada “O curso de agricultura”, onde se encontra­vam bem patentes respostas às preocupações sobre a agricultura moderna/convencio­nal, nomeadamente no que dizia respeito à implicação do seu uso na saúde das plantas e dos animais, bem como sobre o seu efeito sobre a terra.

Nestas palestras, o orador mostrou a importância dos processos e ritmos do cosmos e a sua influência sobre a terra e na forma como estes processos afetam os seres vivos, aconse­lhando em como aproveitar, em termos práti­cos, essas energias e interações para melhorar a fertilidade e produzir alimentos mais saudá­veis e com maior qualidade.

(Continua)

Nota: Artigo publicado na edição AGROTEC 23, no âmbito do dossier “Qualidade em Agricultura: sistemas de certificação”.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: marketing@agropress.pt