FacebookRSS feed

Agrotec

ACOS critica “falta de apoio” a olivais e amendoais

Dos 300 milhões de euros anunciados como investimento no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural 2020, até ao fim de março de 2022, nem um cêntimo será canalizado para as culturas do olival e amendoal, diz Rui Garrido, presidente da direção da ACOS – Agricultores do Sul que critica a opção e acusa a ministra de "show-off".

Maria do Céu Antunes aprovou 17 avisos no valor de mais de 300 milhões de euros, para serem aplicados até ao final do primeiro trimestre do próximo ano, e que irão permitir “alavancar cerca de 600 milhões de euros de investimento no sector agrícola”. A ministra da Agricultura divulgou esta iniciativa no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), mas Rui Garrido apesar de considerar que os apoios “são sempre bem-vindos”, acusa a ministra de estar a fazer "show-off’".

O presidente da ACOS diz que «há mais de um ano que não saem anúncios para o investimento agrícola em termos gerais, exceto coisas pontuais para tratores e painéis solares”, mas os agora revelados deixam de fora o olival e o amendoal, o que na sua opinião “é profundamente errado” uma vez que são duas culturas importantíssimas na nossa região».

Fonte: Aníbal Fernandes | Diário do Alentejo