FacebookRSS feed

Agrotec

Indústria global de mirtilo em alta expansão

O mundo ainda é apaixonado por mirtilos, uma tendência que pode soar bem para os produtores australianos. Um relatório recente do Rabobank, intitulado "Consistent Quality is the New Blue"fornece uma visão geral da indústria global de mirtilo, ao prever que as exportações de mirtilo fresco se irão expandir de forma constante nos próximos anos, à medida que o crescimento das regiões em desenvolvimento se continua a diversificar em todo o mundo.

O relatório indica que as empresas estão a ser pressionadas a ser mais produtivas e eficientes, e a fornecer frutas de alta qualidade, de forma consistente.

As gamas melhoradas também irão desempenhar um papel cada vez mais importante nas regiões de cultivo.

De acordo com o Rabobank, a área global plantada com mirtilos highbush ultrapassou os 205.000 hectares em 2020, e a produção deverá continuar a crescer vigorosamente nos próximos anos.

A maior parte da área plantada ainda está concentrada nas Américas, mas a região Ásia-Pacífico está a expandir-se rapidamente.

A América do Norte, berço da indústria, continua a ser uma região relevante para o cultivo de mirtilo, mas as proporções da produção estão a mudar, com a América do Sul a expandir rapidamente e com novas regiões de cultivo a se desenvolverem também na Europa, África e Ásia, de acordo com o relatório.

O senior analyst de produtos frescos do Rabobank, David Magaa, disse esperar que as exportações globais em 2025/26 atinjam cerca de 900.000 toneladas, com mais de 70% provenientes dos cinco principais países exportadores: Peru, Chile, Canadá, México, Espanha e Marrocos.

Desde a temporada 2019/20, o Peru aaumiu-se como o maior exportador mundial de mirtilos frescos e o Chile é agora o segundo maior exportador mundial de mirtilos.

Para Gonzalo Salinas, senior analyst de produtos frescos do Rabobank com sede na América do Sul, tanto o Chile quanto o Peru têm acesso excepcional ao mercado, com acesso isento de impostos à China, Europa e EUA.

Exportações de mirtilo fresco por país de origem desde a temporada 2010/11 até às previsões para a temporada 2025/26. Fonte: Rabobank.

"Estes países estão bem posicionados para beneficiar da expansão da procura global", afirma Gonzalo Salinas.

Embora a Austrália não seja mencionada no relatório, ainda é um "bebé" em termos de produção e exportação. De acordo com o Australian Horticultural Statistics Manual 2019/20, para o ano que terminou em junho de 2020, a Austrália produziu 20.783 toneladas de mirtilos no valor de US$ 389,6 milhões.

Apenas 393 t foram destinadas à exportação, cerca de 2% da safra, no valor de 8,4 milhões de dólares, e a maioria (60%) foi para Hong Kong, e outros destinos como Malásia, Indonésia, Tailândia e Singapura.

A Austrália tem sido tradicionalmente um importador líquido de mirtilos frescos, importando entre 1.000 e 1.700 toneladas por ano, sendo a maior parte desse volume proveniente da Nova Zelândia.

CONSUMO

Em termos de consumo global, o Rabobank indica que os EUA e o Canadá juntos ainda absorvem o maior volume de mirtilos, mas a Europa é agora a principal fonte de crescimento da procura.

Da mesma forma, a China lidera o consumo de mirtilos na Ásia graças ao crescimento da sua oferta local e importada.

Internamente, os números mostram que 56% das famílias australianas compraram mirtilos frescos, com média de 136g por compras.

As gamas melhoradas estão destinadas a desempenhar um papel fundamental em todas as regiões de cultivo. À medida que o mercado se torna mais competitivo e os consumidores mais exigentes, o Rabobank afirma que a consitência da qualidade é vital para capitalizar as oportunidades de crescimento.

“Os programas de melhoramento estão a desenvolver gamas para diferentes necessidades de refrigeração, com foco no sabor, firmeza e prazo de validade para atrair mais consumidores e retalhistas. Os produtores podem beneficiar com o aumento da eficiência de insumos, melhores rendimentos e o potencial da colheita mecânica”, indicou David Magaa.

Fonte: Blueberries Consulting ®